Página Inicial História

História

Em 21 de maio de 1982, um grupo de Comerciantes de Patos de Minas reuniu-se com o propósito de fundar uma associação, que posteriormente seria transformada em Sindicato da categoria. Tomando frente da ideia, o Sr. João Fonseca dos Santos se prontificou a iniciar os trabalhos em prol da realização e fundação da Associação, que inicialmente foi nomeada ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO DE PATOS DE MINAS.

Após várias lutas para a transformação da Associação em Sindicato e após o cumprimento de trâmites legais em 14 de novembro de 1989, a Associação passou a ser reconhecida como SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PATOS DE MINAS como entidade representante da categoria econômica, com base territorial no município de Patos de Minas.

Com a eleição da primeira diretoria, assumiu como Presidente o Sr. José Altamir Santana Braga, que com hombridade e responsabilidade divulgou a criação da entidade entre os comerciantes e os conclamou a serem associados, organizou e fomentou a criação de uma estrutura física própria entre as várias funções de uma entidade de classe. O Sindicato assumiu as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho e passou a defender os interesses de seus associados, chegando a elaborar e acordar a sua primeira C.C.T. - Convenção Coletiva de Trabalho como entidade profissional em dezembro de 1989.

Em 05 de fevereiro de 1992, assume como Diretor-presidente o Sr. Sebastião da Silva Andrade, que lutou veementemente para o fortalecimento da categoria e ainda para aquisição da sede própria. Objetivo este alcançado em julho de 1992 com a compra da 1ª Sede no Edifício Center Patos, na Rua Major Gote, 1270 sala 112. O SINDCOMÉRCIO começou a crescer e logo em janeiro de 1995, com a venda da sala no Center Patos, conseguiram adquirir 4 salas no edifício Antônia de Carvalho, na Rua José de Santana, nº 520 salas 12,15,16 e 17 - Centro, um local amplo e de fácil acesso para você comerciante.

Ouvindo algumas reclamações dos comerciantes, quanto o reflexo negativo da Festa Nacional do Milho no comércio local, Sebastião da Silva Andrade idealizou a criação de um espaço no período da Festa que desse oportunidade aos comerciantes patenses e que também pudesse diminuir seus prejuízos neste período. Surge assim, em 1995, a primeira “Feira da pechincha” que recebeu a denominação de Feira da Pechincha Tião Andrade”, lugar onde os comerciantes, a um custo baixíssimo, podem expor seus produtos a toda população e aos turistas que passam por lá.

Dentre outras ações, cria-se em 15 de abril de 1994 um departamento jurídico próprio para atender os associados e dar assessoria na mesa da Negociação das Convenções Coletivas, instrumento que reflete diretamente em todas as empresas.

Com sua característica inovadora, ainda à frente da presidência do SINDCOMÉRCIO, Tião Andrade foi precursor em Patos de Minas da implantação das Comissões de Conciliação Prévia através de C.C.T.,que pelos resultados obtidos serviu de modelo e foi transformado em lei pelo Congresso Nacional.

Eleito no final de 1999 como Diretor-presidente, o Sr. Paulo Rodrigues Moreira desenvolveu um trabalho de conscientização dos associados nas diversas áreas, com o objetivo de formar uma classe empresarial mais sólida e atuante.

Trabalhou pela filiação do Sindcomércio junto à Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais - FECOMÉRCIO-MG - que é uma Entidade Sindical não estatal situada no segundo plano da estrutura sindical brasileira e fundamenta seu papel na permanente prestação de serviços essenciais ao empresariado mineiro do comércio e da prestação de serviços. A FECOMÉRCIO- MG resulta da reunião de Sindicatos que representam o comércio mineiro, neles são concentrados esforço e criatividade, no sentido de harmonizar, tornar perenes as relações trabalhistas e fortalecer a categoria econômica com troca de informações.

Também foi idealizador do I Encontro de Sindicatos Patronais do Estado de Minas Gerais que foi realizado em Patos de Minas em julho de 2003, no salão de convenções do HZ Hotel. Durante o evento, presidentes e representantes dos sindicatos patronais mineiros discutiram ações buscando reforçar a representatividade dos Sindicatos e agregar serviços que beneficiassem os comerciantes mineiros. Durante sua gestão, o Sr. Paulo Rodrigues Moreira também estabeleceu convênios com prestadores de serviços, apoiou entidades parceiras em diversas ações de interesses da categoria e estimulou a criação de cursos e palestras.

Em 27/02/2004 é empossado novamente à presidência o Sr. Sebastião da Silva Andrade, buscando desenvolver sua administração de forma mais inovadora, baseado no futuro processo de mudança sindical. Dessa maneira, o conhecido Tião Andrade visualizou novos desafios para a classe empresarial, criando um departamento administrativo dentro do Sindcomércio e desenvolvendo estratégias direcionadas a novos serviços e produtos que trouxeram benefícios concretos aos empresários e edificou parcerias que auxiliariam no desenvolvimento do setor econômico comercial.

Desde o início de seu mandato, Tião Andrade vem participando efetivamente junto a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais - FECOMÉRCIO-MG, buscando inovações e estratégias do setor que serão complementadas aos serviços e ações desenvolvidas no Sindcomércio, fomentando a excelência da categoria e seu relacionamento com a comunidade.

A frente do Sindcomércio procura manter a entidade profissional estreitando relações, diminuindo e eliminando conflitos através das Comissões de Conciliação Prévia e promovendo ações conjuntas que facilitem a vida de comerciantes e comerciários, tudo de uma forma totalmente democrática e humanitária.

Pretendendo alcançar maior proximidade com o empresário, Tião Andrade realizou um mapeamento do comércio patense, que resultou na criação de um Banco de Dados feito em todo o comércio, cadastrando mais de 1500 empresas e mantendo, dessa forma, o comerciante sempre informado sobre atualizações e serviços prestados pela entidade.

Outra ação prioritária do Sindcomércio é estabelecer parcerias sólidas com outras entidades como o Sindcontábil, a ADESP-Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas e a CDL- Câmara dos Dirigentes Lojistas, na parte de promoção e integração das entidades apoiando iniciativas para desenvolvimento do comércio e município.

Além disso, buscando contribuir com a segurança dos comerciantes, foi feito um contrato de comodato com a polícia militar, disponibilizando uma moto equipada para que fizessem rondas na área comercial.

Assim, em 2006, o Sr. Sebastião da Silva Andrade foi novamente reeleito e juntamente com diretores participativos desenvolveu ideias inovadoras e ações concretas para benefício dos empresários e da própria população. Criou o Ação Saúde, oferecendo à população exames a baixos custos, desenvolveu o calendário do comércio, informando datas especiais de funcionamento e ofereceu palestras em parceria com a FECOMÉRCIO. Desenvolveu também campanhas promocionais no período do Dia das Mães e Dia dos Pais, idealizou a Festa em Comemoração do Dia do Comerciante e o Almoço em comemoração ao Dia do Contabilista. Passou a oferecer o Auxílio Funeral para caso de falecimento do comerciário ou comerciante e o Sindconvênios com convênios de desconto na área de saúde e educação. E criou, dentre tantas outras ações, o Site do Sindcomércio.

Em 27 de maio de 2008 concretizou um grande sonho, a aquisição da 2ª sede do Sindcomércio, adquirindo da CDL o 3º andar do Edifício Auzônea Rosa Vieira situado na Rua Dores do Indaiá, 17 no centro de Patos de Minas, com salas mais amplas e com o propósito de desenvolvimento de novos projetos em prol da categoria continuando assim sua excelência no atendimento aos comerciantes. Disponibilizou um auditório para 60 pessoas, salas de treinamento para 20 pessoas, sala de reunião para 20 pessoas, salas individuais de atendimento, salas acústicas para atendimento jurídico, dentre outras.

Assim, o Sindcomércio, ao longo desses anos, vem crescendo e se adequando para melhor atender a classe empresarial, demonstrando que imbuídos para o desenvolvimento e crescimento de nossa entidade estaremos cada dia mais fortes, defendendo os interesses da categoria em ações que visam favorecer o crescimento e a união da classe.